Viabilidade para recuperação da BR-319 é confirmada pelo Ministério dos Transportes

Relatório destaca a importância da presença do estado na governança da rodovia para garantir a pavimentação

Durante uma audiência pública realizada na quarta-feira (24/04) na Comissão de Assuntos Econômicos da Câmara dos Deputados, a coordenadora-geral de licenciamento ambiental do Ministério dos Transportes, Paloma Nascimento, revelou que existe viabilidade técnica para a recuperação da BR-319, estrada que conecta Porto Velho, Rondônia, a Manaus, Amazonas. A audiência teve como foco discutir os impactos econômicos das obras na rodovia e a sua importância para a integração regional no norte do Brasil.

Segundo Nascimento, o relatório do grupo de trabalho do Ministério dos Transportes concluiu que a pavimentação da rodovia é tecnicamente viável. No entanto, para que o projeto avance, será essencial garantir uma governança eficaz, com presença ativa do Estado, a fim de assegurar o cumprimento das condicionantes ambientais e sociais.

A rodovia BR-319 é um ponto crítico para o desenvolvimento econômico da região Norte, especialmente por facilitar o acesso ao Polo Industrial de Manaus, reduzindo custos logísticos e permitindo uma melhor integração entre os estados de Rondônia e Amazonas. A recuperação dessa via é vista como uma medida essencial para reduzir o isolamento do Amazonas, proporcionando um canal vital para a movimentação de mercadorias e a expansão econômica.

O relatório do Ministério dos Transportes ainda está em fase de revisão e deve ser publicado nas próximas semanas. Ele estabelece que, além da reconstrução e repavimentação, a estrada necessitará de uma gestão contínua e robusta, incluindo a presença de órgãos como a Polícia Rodoviária Federal e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para monitorar e administrar a região de forma eficiente.

De acordo com o deputado Sidney Leite (PSD-AM), que solicitou o debate, as reformas na BR-319 são demanda histórica do povo do Amazonas e de Rondônia. “A rodovia encontra-se depreciada e em um estado de altíssima dependência de obras de manutenção”, explica.

Ele diz que as condições da rodovia geram um isolamento do Amazonas, o que dificulta tanto a entrada de produtos quanto o escoamento da produção da Zona Franca de Manaus.

“Alternativas logísticas devem ser pensadas e uma delas é justamente a reforma na BR-319, que propiciará ganhos econômicos sensíveis para o estado do Amazonas”, defende.

Para ele, é preciso discutir o impacto da rodovia na região e a urgência de recuperá-la para assegurar o direito de ir e vir da população e a melhor remoção de produtos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

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